Assistente

Sobre o Museu Virtual

O nosso museu virtual foi criado graças ao apoio da UTFPR e da Unicentro, através dos projetos Tecnolixo e E-Lixo. Esses projetos visam coletar itens de informática descartados, com o intuito de preservar o valor histórico que esses aparelhos representam. A seguir, você conhecerá mais sobre esses projetos e as pessoas envolvidas.

Para quaiquer dúvidas, entre em contato: emuseuvirtual@gmail.com.

Projeto Tecno-lixo

O Tecno-lixo se trata de um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Guarapuava, sob a coordenação da professora Sediane Carmem Lunardi Hernandes e da professora Sílvia do Nascimento Rosa. As atividades do Tecno-lixo iniciaram em 2019, mas durante a pandemia o projeto foi desativado. Atualmente, o projeto se encontra ativo.
O projeto nasceu de um sonho antigo em trabalhar com a reutilização de peças antigas de computador. O projeto foi tomando forma e hoje trabalhamos a conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico por meio de oficinas de conscientização. Assim, conseguimos reutilizar muitas peças de computadores que não teriam serventia alguma.

Projeto E-lixo

O projeto E-lixo busca promover ações para a arrecadação do lixo eletrônico da comunidade interna da Unicentro. Desta forma realizar a triagem do material recolhido. E, através do trabalho de recuperação dos equipamentos que foram triados, proporcionar o treinamento dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação na manutenção de computadores, complementando a formação oferecida pelo curso. Essa é uma forma de disponibilizar propostas de utilização do material descartado na triagem dos computadores. Uma das contribuições para a comunidade é a conscientização sobre a importância de destinar corretamente o de informática, despertando o senso de responsabilidade ambiental. Também, é importante destacar que é realizado o encaminhamento, para empresa específica de reciclagem, do material que não pôde ser utilizado no programa.

Imagem da galeria